Atividade 04 (100 horas)


O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao desenvolvimento de cada uma delas. Os alunos vão explorar atividades que envolvem letras, números, formas e cores. Os jogos oferecem um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida.
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Qual é a importância do Software Educativo na educação?

31 comentários:

  1. Uma vez que o aprender está intimamente ligado com o lúdico, os jogos e software são essenciais no processo educativo.
    A variedade de programas, atividades e jogos é tão grande, que fica até difícil dominar tudo, enquanto professores. Até porque, nós ainda estamos aprendendo para poder ensinar e nossos alunos já nasceram nesta nova geração computadorizada...
    De qualquer forma, dar aulas está cada vez mais interessante pela facilidade de acesso à informação e riqueza de recursos de som, imagem e diversão!! O negócio é correr atrás e aprender a linguagem digital!!!

    Profª Rosiane La Banca

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  2. A educação profissional está, cada vez mais, dependente dos softwares educativos
    devido, principalmente, à incompatibilidade do crescente número de alunos que buscam a
    formação profissional e dos recursos físicos existentes nas universidades e nas instituições de ensino profissionalizante. Desta forma, os softwares educativos estão se tornando uma solução incontestável, a medida que são empregados na simulação, substituindo sistemas físicos reais da vida profissional. Além disso, eles também são responsáveis por estimular o
    desenvolvimento do raciocínio lógico e, conseqüentemente, da autonomia, a medida em que os alunos podem levantar hipóteses e tirar conclusões a partir dos resultados apresentados
    MARIA DO ESPÍRITO SANTO PEREIRA.

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  3. O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao desenvolvimento de cada uma delas. Os alunos vão explorar atividades que envolvem letras, números, formas e cores. Os jogos oferecem um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida.
    TEREZINHA ROCHA CAVALHEIRO.

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  4. Os programas educativos ajudam o aluno a assimilar melhor os conteúdos ao mesmo tempo que estimulam o aprendizado. Estes softwares criam expectativas do novo e fazem com que o aluno aprenda se divertindo.

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  5. Os jogos educativos tem sua contribuição na aprendizagem, estimulam os alunos,levanta seu alto estima e ajuda ter uma compreeção prazerosa dos conteudos. Pois as criaças aprende brincando.

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  6. Os softwares educativos são muito importante visto que, vem enriquecendo as aulas, fazendo com que fique mais prazerosa, lúdica e dinâmica. Tornando a aula mais interessante para todos. Os softwares é um caminho irresistível na educação, tendo em vista o crescimento de recursos disponíveis.
    Carla Amaral Martins de Campos

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  7. Os softwares para crianças apresentam pontos favoráveis e desfavoráveis. Entre a faixa etária de três a nove anos de idade, podemos considerar vantagens os sons, as músicas, vozes infantis, gráficos bem delineados, etc. As desvantagens para esse grupo podem ser música cansativa, interface confusa, desenhos pobres, vozes de adultos.

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  8. É necessário que tenhamos sempre presente o fato de que alguns alunos se adaptam mais a um tipo de abordagem do que a outras, por isso ao invés de generalizarmos, devemos levar em conta a maneira de aprender de cada um. A existência conjunta desses diversos modos de usar o computador traz uma grande diversidade de experiências e a decisão por uma ou por outra precisa considerar as variáveis que atuam no processo de ensino-aprendizagem. Podemos também concluir que o software educativo é todo e qualquer software utilizado com finalidade educativa, mesmo aqueles que não foram programados com este propósito.

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  9. Os softwares são importantes, pois permitem que nossos alunos sejam participantes ativos. Através dos mesmos a construção de conhecimento se torna evidente muitas vezes através do brincar, ele favorece o processo ensino aprendizagem; permitindo com que o aluno “construa” conhecimento. Alguns dos objetivos dos softwares são:
    Possibilitar aos alunos que se posicionem de maneira crítica;
    Habilitá-los a utilizar o jogo como recurso didático para a fixação do conhecimento das disciplinas e facilitar a sua intimidade com o computador, por sua vez trabalhando a inclusão digital.

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  10. Atualmente as crianças gostam muito de jogos tecnológicos, então aproveitar-se deste "gosto" e trazê-lo para dentro do planejamento do professor é tornar a prendizagem significativa. Planejar utilizando softwares educativos pode ser uma proposta atraente e que apresente os conteúdos de modo muito mais significante do que se explanado através de métodos tradicionais.“Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça diferença.” (KENSKI, 2007, p. 46)

    Referência:

    KENSKI, V. M. Educação e tecnologias – o novo ritmo da informação. Campinas, SP:
    Papirus, 2007.

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  11. O uso do software ajuda bastante os alunos nos conteúdos e aprendizados onde faz que o aluno aprende se divertindo. Dar aulas está cada vez mais interessante pela facilidade de acesso à informação os alunos vão explorar atividades que envolvem letras, números, formas e cores.

    MARCIA SILVINO

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  12. Os softwares são importantes, pois contribuem para a introdução da tecnologia na educação. Visto que as criaanças aprendem brincando jogar com o PC, principalmente jogos de alfabetização, torna este aprendizado mais prazeroso

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  13. O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao desenvolvimento de cada uma delas. Os alunos vão explorar atividades que envolvem letras, números, formas e cores. Os jogos oferecem um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, e estimulando o aprendizado de maneira divertida.

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  14. O uso desse recurso tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças de maneira agradável e adequada ao seu desenvolvimento, através de um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida. O jogo tem um papel muito importante nas áreas de estimulação, principalmente da educação infantil e é uma das formas mais naturais da criança entrar em contato com a realidade.

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  15. Por chamar bastante a atenção das crianças, pelo fato do uso de cores, formas e a própria tecnologia em si, o software educativo, vem como mais um aliado pra o ensino aprendizagem dos alunos, pois assim O professor conseguirá ainda mais atingir os objetivos a serem alcançados.

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  16. O software educacional é um programa que através de objetivos pedagógicos, busca atender uma necessidade tecnológica, numa situação específica de ensino-aprendizagem, através de uma metodologia que oriente esse processo. O uso desse recurso tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças de maneira agradável e adequada ao seu desenvolvimento, através de um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida. NILCEIA ZANELA PAZ

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  17. Os sofwares educativos são recursos tecnologicos a mais disponiveis aos educadores que buscam de todas as maneiras despertar o interesse e a curiosidade dos educandos em aprender.

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  18. Os softwares educativos sao novos recursos que ajudam educares na busca de ampliar as atividades proposta aos educandos nas várias áreas do conhecimento possibilitando assim aprendizagem melhor e uma compreençao mas avançada.
    Adriana Maria Pereira

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  19. Acredito que tudo o que é bem preparado, tem um poder maravilhoso de atingir a aprendizagem de forma prazerosa, despertando a curiosidade, o lúdico tem uma estratégia especial na area do conhecimento de nossas crianças... Precisamos preparar bem nossas aulas, inclusive se elas forem os softwares educativos.

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  20. O uso dos softwares educativos vem a cada dia auxiliando os professores em suas práticas pedagógicas, favorecendo na dinâmica: ensino-aprendizado
    Os jogos sérios se caracterizam por contarem não só com os elementos dos jogos tradicionais como disputa e estratégia, mas também pelo processo de aprendizagem.
    Importância para o desenvolvimento cognitivo, motor e social, pois promove a interação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades especifica.

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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  22. O COMPUTADOR É UM GRANDE INCENTIVADOR QUE AJUDA A CRIANÇA DESCOBRIR NOVAS MANEIRAS DE APRENDIZAGEM.
    OS SOFTWARES EDUCATIVOS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA PRÁTICA DOS PROFESSORES.UM EXEMPLO SÃO OS JOGOS QUE OFERECEM UM MUNDO LÚDICO INTERATIVO QUE ESTIMULA O APRENDIZADO DE UM JEITO DIVERTIDO.

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  23. Os programas educativos ajudam a estimular as crianças de uma maneira divertida por estar relacionada a tecnologia.
    Os software educativos fazem com que o computador entre na vida das crianças de uma maneira agradavel e adequada.

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  24. O Software Educativo auxilia na educação das crianças de uma maneira diferente e alegre por estar envolvido na tecnologia é uma maneira de estimular cada vez mais o aprendizado das crianças.

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  25. O USO do softwares educativos sao novos recursos que ajudam educadores nas atividades na prática pedagógica, favorecendo nas dinâmicas.
    Os jogos sérios se caracterizam por contarem não só com os elementos dos jogos tradicionais como disputa e estratégia, mas também pelo processo de aprendizagem.

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  26. A utilização dos softwares ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita, coordenação motora, raciocínio, habilidade. É necessário utilizar ferramentas estimuladoras como jogos, para produzir na criança o processo de aprendizagem. O software bem utilizado produz no aluno a curiosidade e a busca do conhecimento.

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  27. Nesta nova era tecnológica podemos construir uma nova dinâmica de aprendizagem, pois o softwares educativo vai possibilitar uma relação dinâmica com o aluno. O aluno passa a ser o ator principal deste palco através da interação constante e o aprendizado se torna evidente.

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  28. Este comentário foi removido pelo autor.

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  29. O computador por sua vez, incentiva a criança a descobrir novas maneiras de aprendizagem, através desses jogos ou programas educativos,gerando interesse em aprender.
    Adriana Da Cunha Pereira.

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  30. O uso desse recurso tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças de maneira agradável e adequada ao seu desenvolvimento, através de um mundo lúdico interativo, envolvente e colorido, estimulando o aprendizado de maneira divertida. Porém, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores, dentro de um contexto educacional propício e inovador. Claro que o professor deve avaliar a qualidade dos softwares a serem utilizados, buscando critérios adequados à faixa etária, à motivação e interesse para o conhecimento do conteúdo a ser contemplado, e dos níveis de aprendizado que o programa proporciona.

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  31. O Software educativo é mais uma ferramenta de trabalho na vida do professor, a tecnologia está ai pra ser usada e explorada da melhor maneira, lembrando que deve-se respeitar a faixa etária dos alunos e adequar estas atividades propostas através dos software educativos. Existe uma grande variedades de programas com jogos, atividades educativas, divertidíssimas para ensinar a tabuada por exemplo, brincando.

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