Atividade 03 (100h)


  As mídias revolucionou nossa relação com a informação. Se antes a questão-chave era como ter acesso às informações, hoje elas estão por toda parte, sendo transmitidas pelos diversos meios de comunicação. A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizados.
Reflita:
Qual novo desafio que se abre na educação?  Frente a esse novo contexto. Como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação? Forma de conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável.

34 comentários:

  1. O novo desafio da educação é usar essas informações a favor da aprendizagem, formar alunos críticos que saibam selecionar aquilo que realmente é importante do que aquilo que a mídia simplesmente lança a todo instante.
    Desde pequenas as crianças já têm acesso a televisão, computador, celular e outros recursos tecnológicos, que trazem uma infinidade de informações, cabe a nos professores orientar, indicar caminhos e alertar sobre o uso dessas mídias.
    Isabela Jeremias da Silva

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar é preciso conhecer a forma como as informações são passadas às pessoas e saber quais são os caminhos certos e errados, para mostrar aos alunos e orientar como e onde buscar o que é bom e proveitoso para o próprio conhecimento, diante disto, uma das opções é trabalhar na prática fazendo trabalhos conscientes e motivando cada vez mais a busca pelo saber.

    ResponderExcluir
  3. Diante desta fartura de informação que os meios de comunicação nos possibilitam, é preciso orientar e conscientizar sobre a filtragem destas informações.
    Pesquisa na net é um dos instrumentos que utilizamos com nossos alunos, mas sempre que solicitadas deve-se direcionar o site para pesquisar. E ainda cabe aos pais fiscalizarem constantemente o que as crianças fazem no computador e demais mídias.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, as informações estão em toda parte e de forma cada vez mais variada: não há limite para acessar o conhecimento.
    Quando se pensa que já se inventou tudo, surge uma nova mídia, uma nova tecnologia, um novo jeito de se comunicar, trocar e obter informações.
    E com cada novo jeito, surge o desafio de fazer da escola um espaço que dê conta de acompanhar tudo isso, de receber o aluno que traz consigo uma bagagem de conhecimentos cada vez maior e diante disso, o desafio de lecionar de forma interessante, cativante, motivadora... Até porque o aluno ouve o que o professor diz e tem todas as possibilidades do mundo para checar e ampliar o que lhe foi ensinado. Ou seja, ser professor deste aluno cercado de múltiplas mídias, é mais que um grande desafio! Ensinar está se tornando uma aventura cada vez mais fascinante!!

    Professora Rosiane Mendes Rosa La Banca

    ResponderExcluir
  5. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação, internalizá-la na forma de conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar esse conhecimento com autonomia e responsabilidade. Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual.

    ResponderExcluir
  6. A informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professores da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais interativa e cooperativa. Neste sentido, o educador que ainda resiste às idéias inovadoras da tecnologia aplicada à educação, necessita quebrar urgentemente esses paradigmas, para que consiga evoluir juntamente com a nova conjuntura que a era da informática na educação oferece.

    ResponderExcluir
  7. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação, internalizá-la na forma de conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar esse conhecimento com autonomia e responsabilidade. Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual.

    ResponderExcluir
  8. era da globalização nos deixa diante dessa realidade conflitante, o modelo econômico existente neoliberalismo defende a absoluta liberdade de mercado e restrições às intervenções estatais sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e, ainda assim, num grau mínimo. Sob este prisma, o Estado é o mediador e o mercado o regulador da dinâmica social. De acordo com Azevedo (1997, p.12):

    [...] defensores do Estado Mínimo, os neoliberais creditam ao mercado a capacidade de regulação do capital e do trabalho e consideram as políticas públicas as principais responsáveis pela crise que perpassa as sociedades [...] Os programas e as várias formas de proteção destinados aos trabalhadores, aos excluídos do mercado e aos pobres são vistos pelos neoliberais como fatores que tendem a tolher a livre iniciativa e a individualidade, acabando por desestimular a competitividade e infringir a própria ética do trabalho.

    ResponderExcluir
  9. O novo desafio a educação, é orientar os alunos quanto a utilização das mídias no âmbito escolar. As informações chegadas a todo instante,promovem ao professor uma busca do que realmente vale a pena ser estudado. As mídias podem ser positivas quando estas mostrar para o aluno o caminho do conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Um dos desafio encontrado pelo professor nos dias atuais é saber utilizar a tecnologia para seu benefícios. Precisamos conhecer para estar seguro e capazes de ensinar através da média tirando seus aproveito que vem crescendo na sociedade. Cabe ao professor a condições de proporcionar aos alunos uma relação inserida na mídia, de modo cada vez mais adequando às necessidades deles.
    Carla Amaral Martins de Campos.

    ResponderExcluir
  11. Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual.

    ResponderExcluir
  12. Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas, são desafios para a educação.
    O novo desafio que se abre é como orientar os alunos a saber o que fazer com essas informações e principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma responsável.
    Nilceia Zanela Paz

    ResponderExcluir
  13. O novo desafio da educação é ensinar aos alunos a usar as novas tecnologias com cuidado e bom senso. Ensinar que a internet é uma fonte de informação que deve ser sempre checada, pois nela há também muitas informações não verdadeiras. E cuidar também para não plagiar e quando copiar algo citar as referencias, autores e data do acesso.
    E sempre lembrar os alunos de que também existem outras formas de adquirir informações, como os velhos e bons livros.

    ResponderExcluir
  14. As crianças desde muito cedo já conhecem todos os tipos de tecnologia , e nos temos, enquanto professores, o compromisso de orientar o educando para a vida, proporcionar situações que lhe permitam desenvolver habilidades e competências necessárias para ávida tarefa tanto profissional quanto de vida pessoal de um mundo cada vez mais plano, mais globalizado, sem barreiras espaciais e temporais, mas que os aspectos éticos e legais são colocados em questão.

    ResponderExcluir
  15. Já nãoa há como negar a importância das Mídias na escola e através delas o educando tem um maior acesso ao conhecimento( todo tipo de conhecimento), cabe ao educador ser o mediador entre o educando, as Mídias e o saber.
    orientar o educando dessa tecnologia em prol do seu conhecimento é um desafio, visto que os nossos educandos estão à nossa frente neste quesito. O educador que busca, se atualiza e inova é aqquele que vaia mediar o educanado no uso consciente e responsável dessas Mídias.
    É importante também qque os educadores tenham noção das questões legais do usso da informática na educação, para que possam orientar os seus educandos da responsabilidade legaal do mau uso desse recurso.
    Muitos adolecentes na empolgação do novo, por acharem que estão no anonimato e que não terão consequencias dos seus atos, fazem "brincadeiras" que para eles são apenas brincadeiras, porém legalmente constituem crimes passíveis de punição. Se instruídos pelo educador, terão o conhecimento logo não praticarãoa estes atos.
    portanto, é imprescindível que os educadores saibam dessas questões legais para orientar mseus educandos.

    ResponderExcluir
  16. O novo desafio dos educadores deste século é o de ser capaz de propor a seus alunos uma leitura mais ampla dentro de um contexto das imformações que sao lançadas nos diferentes tipos de midias a cada segundo...
    Para que se faça essa leitura faz-se necessario fazer uma leitura de mundo analizando situações para compreensão maior da informação...

    Selma Cristina da Cunha Pereira Vieira

    ResponderExcluir
  17. As informações estão por toda parte isto é inevitável.O novo desafio da educação é faze nossos alunos utilizem seu conhecimento a favor da aprendizagem,para torna-los alunos críticos e responsáveis.Que saibam o que realmente é importante no meio de tanta informação lançada pela mídia.
    Vive-se em uma era onde as crianças desde cedo tem acesso a tecnologia pois esta cada vez mais acessível obtê-la.Cabe aos professores auxiliar seus alunos para que eles façam uso adequado destas tecnologias.

    ResponderExcluir
  18. DESDE DE MUITO PEQUENAS AS CRIANÇAS JA TEM ACESSO A MUITOS RECURSOS TECNOLOGICOS.AONDE O NOVO DESAFIO É ORIENTAR OS ALUNOS
    A ESSAS TECNOLOGIAS ONDE É UM DESAFIO PARA O PREFESSOR.
    É IMPORTANTE QUE OS EDUCADORES TENHA NOÇAO DE INFORMATICA PARA AJUDAR OS ALUNOS A FAZEREM PESQUISAS.

    MARCIA SILVINO

    ResponderExcluir
  19. O GRANDE DESAFIO É JUSTAMENTE FAZER COM QUE ESSAS INFORMAÇÕES,SEJAM TRANSFORMADAS EM CONHECIMENTO.O
    PAPEL DO PROFESSOR ESTÁ EM ORIENTAR E MEDIAR AS

    SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM,UTILIZANDO ESSES RECUR-
    SOS TECNOLÓGICOS DE MANEIRA CRIATIVA NA BUSCA DA
    CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO. A TECNOLOGIA
    FACILITA A TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO,MAS O PAPEL
    DO EDUCADOR É FUNDAMENTAL NA ESCOLHA E CORRETA U-
    TILIZAÇÃODA MESMA.

    ResponderExcluir
  20. Os alunos só aprenderão a utilizar as ferramentas,através do uso e manipulação das mídias.
    Cabe ao professor intervir para que essa nova habilidade seja utilizada de maneira objetiva e que proporcione a signifivação dos conteúdos estudados.
    Esses objetivos só serão conseguidos através de muito planejamento do professor e de sua adaptação a tecnologia que pretende explorar junto á classe.
    Só assim poderá estabelecer estratégias para conseguir a autonomia didática dos alunos e sua apropriação dos conhecimentos.
    Maria Do Espírito Santo Pereira.

    ResponderExcluir
  21. Nessa nova modalidade de ensino em que se utiliza as mídias como recurso didático,os alunos antes de a utilizarem deverão ser previamente conscientizados pelo professor a respeito do assunto a ser estudado.
    Dessa forma os alunos deverão usar a mídia,de forma a cumprir os objetivos propostos para aquela aula.
    O professor deverá ser o articulador auxiliando o aluno no domínio da tecnologia e ao mesmo tempo usar esse aprendizado para aplicá-lo no desenvolvimento dos objetivos didáticos.
    Terezinha Rocha Cavalheiro

    ResponderExcluir
  22. O desafio da educação continua sendo o mesmo, fazer com que as informações contribuam com a aprendizagem ( quer em livros, revistas, jornais, agora ainda mais com o uso das novas tecnologias); uma das tarefas do educador nos tempos atuais é buscar com que nossos alunos, busquem usar toda e qualquer informação de maneira consciente.
    As internets estão ai ( celular, computador, tablet, ) a cada dia surge um novo jeito, precisamos estar ao lado de nossos alunos, para que tudo venha a somar na aprendizagem de cada um.

    ResponderExcluir
  23. O desafio da educação é fazer com que as mídias ajam a favor do aprendizado e do aluno. É preciso saber como transformar essas tecnologias de maneira positiva usufruindo o melhor que a internet, o jornal, o livro, o celular podem trazer para contribuir a favor dos alunos.

    ResponderExcluir
  24. Esse novo desafio da Educação é saber como utilizar de todos esses recursos junto com o conhecimento para fazer um aprendizado prazeroso e estimulante. Orientando aos alunos como usufruir de todos esses recursos a seu favor, fazendo que ele perceba o quanto essa tecnologia pode ser aliada em seus estudos usando-as de maneira consciente.

    Franciane R. S. Diniz

    ResponderExcluir
  25. Essas mudanças foram aceleradas nos últimos dez anos, principalmente pelos avanços científicos e tecnológicos que, juntamente com as transformações sociais e econômicas, revolucionaram as formas como nos comunicamos, nos relacionou com as pessoas, os objetos e com o mundo ao redor. Encurtaram-se as distâncias, expandiram-se as fronteiras, o mundo ficou globalizado. As novas mídias e tecnologias estão relacionadas com todas essas transformações.

    ResponderExcluir
  26. O desafio da escola é continuar orientando os alunos a fazer uso das tecnologia de forma que venha contribuir na aprendizagem e vida social dos mesmos.Para isso nos professsores devemos estar sempre bem informados participar da evolução das mídias,só assim faremos nosso papel de professor mediador do conhecimento.

    ResponderExcluir
  27. Mesmo com toda a tecnologia a escola deve continuar sendo a ferramenta necessária para ensinar os alunos a usar desse meio para sua aprendizagem e de modo responsável. A escola tem o dever de mostrar o caminho certo para todas as áreas da vida, ensinar a ser um cidadão responsável, saber pensar e como agir é sim o dever da escola e isso envolve a tecnologia e seu uso. Sendo assim, precisamos estar em contínuo aprendizado e renovando nossos conhecimentos para que possamos continuar sendo o veículo de manifestção do saber.

    ResponderExcluir
  28. A CRIANÇA VEM TENDO ACESSO A TELEVISÃO, COMPUTADOR, CELULAR E OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS, A MUITO TEMPO , POIS elas TRAZEM UMA INFINIDADE DE INFORMAÇÕES, mas CABE A NOS PROFESSORES ORIENTAR, INDICAR CAMINHOS SOBRE O USO DESSAS MÍDIAS.POIS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO É USAR ESSAS INFORMAÇÕES A FAVOR DA APRENDIZAGEM, FORMAR ALUNOS QUE SAIBAM O QUE QUEREM REALMENTE.

    ResponderExcluir
  29. Mídias é um vasto e complexo sistema de expressão, de comunicação e veiculação da informação, através do rádio, TV, jornal, Internet, máquina fotográfica, câmeras. Essas formas e instrumentos da mídia estão cada vez mais se fundindo em sistemas inter-relacionados.
    A informação e o conhecimento não se encontram mais fechados no âmbito da escola, mas foram democratizadas. O novo desafio que se abre na educação, frente a esse novo contexto, é como orientar o aluno, a saber, o que fazer com essa informação, de forma a internaliza-la como conhecimento e, principalmente, como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de uma maneira independente e responsável. Aqui não só o aluno, mas também o professor, orientá-lo ao uso pedagógico. Esse uso pedagógico seria o uso desses recursos na efetivação do processo ensino-aprendizagem.
    O processo ensino-aprendizagem na escola se pauta em um conteúdo a ser trabalhado, onde fica a cargo do professor, resgatar esse conteúdo da realidade do aluno, para que a aprendizagem seja mais significativa.

    ResponderExcluir
  30. Estamos diante de um novo século, com uma nova sociedade.
    A sociedade da informação, um desafio nos é lançado receber e saber transmitir a informação e cabe a nos a busca interminável pelo conhecimento.

    ResponderExcluir
  31. A educação tem o desafio de fazer com que estas informações sejam usadas a favor da aprendizagem e fazer com q o aluno saiba diferenciar as coisas boas das ruins no meio de tantas informações. A melhor forma de fazer com que o aluno saiba o que fazer com essas informações precisamos estar informados sobre tudo e procurar mostra-los como escolher o melhor dos caminhos para que la na frente possam se tornar pessoas responsaveis e possam dizer que aprenderam coisas boas com tantas informações.

    ResponderExcluir
  32. As novas tecnologias podem ser usadas de diferentes maneiras, mas podem trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos. O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.É nesse processo que o professor tem o papel fundamental de instigar a curiosidade do aluno, bem como formas deste utilizar as tecnologias a seu favor e de seu aprendizado.

    ResponderExcluir
  33. O desafio já vem sendo vencido, através de programas de capacitação como o Proinfo. Pois, do meu ponto de vista, o segredo é capacitar inicialmente os professores, para que eles saibam auxiliar seus alunos a transformarem as informações em conhecimento.

    ResponderExcluir
  34. As novas tecnologias e as mudanças no comportamento dos alunos estão exigindo uma nova postura do professor perante a sala de aula. Hoje em dia, não basta apenas dominar todo o conteúdo disciplinar e contar com alguns recursos didáticos para transmitir tais conhecimentos. O desafio do professor neste milênio é o de acompanhar o grande número de novidades, tecnologias e informações para que a forma com que ele conduz a aula se torne surpreendente e atraente para os estudantes. Trocando em miúdos, a aula precisa ser mais interessante que o computador, vídeo-game, hi-fone entre outros. Numa época em que os atrativos da mídia parecem ser infinitos, o professor precisa recorrer a atividades que tenham maior proximidade com o cotidiano dos alunos, indo além da pedagogia tradicional.

    ResponderExcluir