Atividade 03 (40h)


“As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico” (Dowbor, L.,2001)
Reflita:
Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?
E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
Comente as questões citadas.

26 comentários:

  1. Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?
    Para mim, ainda existem muitas deficiências na escola com relação às tecnologias, faltam equipamentos, faltam profissionais na área, falta investimento.

    - Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano? E com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?
    Embora ainda exista grande deficiência em equipamentos e na parte técnica, algumas tecnologias estão ao alcance de todos, mas infelizmente a falta de interesse em aprender e buscar o novo faz com que muitos profissionais fiquem de braços cruzados, sendo assim, como estimular os alunos a buscar conhecimento fora da escola se muitas vezes o próprio profissional não ta nem aí? Tem sim aqueles esforçados em aprender e esses profissionais merecem um grande, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que caminhamos a passos lentos, pois nem todas as escolas estão equipadas para atender a nossa demanda de aluno com salas informatizadas.
    Há a oferta de cursos de aperfeiçoamentos, mas não são todos os profissionais que se disponibilizam a realizá-los, talvez pela carga horária de trabalho que têm, ou até mesmo pelo comodismo entre outros fatores.
    A escola tem o compromisso de atende os anseios de nossos “jovens aprendizes”, pois eles já não são mais os mesmo de antigamente, em que tudo lhe parecia novidade. Os alunos têm acesso a diferentes recursos tecnológicos em casa, e um mundo de informações pela internet, e isso não pode ser ignorado.
    Infelizmente nem todos os professores têm acesso a mesma tecnologia usada pelos nossos alunos. Precisamos aceitar que vivemos em uma sociedade diferente, e que nós devemos atuar como um "facilitador" de ensino, em sintonia com as necessidades reais dos alunos e assim procurando se ajustar à realidade atual. Por isso, é preciso estarmos capacitados para lidar com modernos recursos tecnológicos e procurar formas de integrá-los às atividades pedagógicas.

    ResponderExcluir
  3. É importante perceber que a introdução das tecnologias na educação está marcada pelos processos capitalistas, impulsionados pelas mudanças históricas na política e na área pedagógica no Brasil. Entender que a escola como instituição pública centralizada e centralizadora teve e tem um papel que serve ao pensamento hegemônico e dominante é fatídico nesta abordagem sobre as tecnologias da informação e comunicação inserida na educação.

    ResponderExcluir
  4. Vivemos em uma era em que as coisas são movida pela tecnologia, com a globalização as diferentes sociedades precisam-se englobar com um mundo cheio de descobertas,que cada vez queremos descobrir coisa novas, com isso as escola estão trabalhando cada dia mais em cima da inovações usando ciências para enriquecer mais suas aula.todas as escolas precisam a cada dia envolver seu alunos nas descobertas, e mostrando as vantagens e desvantagens da tecnologia para a humanidade. Hoje todos os funcionários da rede educacional vem aprimorando seu conhecimentos, visando um mundo competitivo que cada um de nós enfrentamos para assegurar uma vaga no emprego.E com isso também precisamos saber lidar com as técnicas muito avançadas que cada dia deparamos dentro deste mundo moderno. Sabemos se não buscarmos conhecimento evaporamos da area de trabalho

    ResponderExcluir
  5. A escola ainda tem dificuldade em lidar com as novas tecnologias, não basta equipá-las é necessário que haja um esforço mútuo por parte de gestores e principalmente professores, para que as novas tecnologias realmente sejam utilizadas, pois os alunos na sua maioria já dominam tais tecnologias e dessa forma passam a compreender o espaço da sala de aula com algo monótono em relação ao mundo da informática do qual ele se utiliza com facilidade.
    As escolas estão aos poucos sendo equipadas, os professores, gestores e alunos estão cada vez procurando conhecer mais as novas tecnologias. Os alunos são os que mais se interessam, estão sempre com celulares nas mãos e muitas vezes deixam os professores para Taz neste conhecimento.
    A aprendizagem deve acompanhar a tecnologia para poder chamar atenção dos alunos, que acabam achando a aula desinteressante se só copiarem do quadro, pois são acostumados com essas tecnologias.

    ResponderExcluir
  6. As mudanças vem acontecendo aos poucos, pois ainda encontramos dificuldades com a falta de equipamentos e profissinais da area.
    Embora encontrando muitas dificuldades, temos educadores que estão indo a busca de novas tecnologias para um melhor aproveitamento em sala de aula e estar atualizado.
    É necessario que a tecnologia esteja inserida na escola, pois hoje ela esta em todo lugar, e é um meio de prender a atenção do aluno.

    ResponderExcluir
  7. As novas tecnologias estão adentrando aos poucos nas escolas,porém num futuro próximo esperamos que todas as salas sejam informatizadas.Então sim os alunos poderão ter maiores oportunidades de aprendizagem, e para isso os professores devem ter um maior interesse em aprender a lidar com essas tecnologias, que devem ser utilizadas para despertar o interesse dos alunos, visto que a grande maioria ja utiliza-as em suas próprias casas e sabe melhor que muitos professores como utilizá-las.

    ResponderExcluir
  8. UMA SALA DE INFORMATICA NAS ESCOLAS ,TEM SIDO UM DOS RECURSOS MAIS ATRATIVOS PARA OS ALUNOS.ASSIM O PROFESSOR PASSA A EDUCAR OS ALUNOS COMO SE COMPORTAR USANDO DE UM MODO CORRETO ESTA TECNOLOGIA POIS O MAL USO TAMBEM TRAZ CONSEQUENCIAS RUINS PARA O USUARIO.UMA MUDANÇA QUALITATIVA NO PROCESSO DE ENSINO ACONTECE UMA INTEGRAÇAO INOVADORA A TECNOLOGIA.
    SIMONE LUCINDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TECNOLOGIA NAS ESCOLAS ,AINDA ESTÁ ENGATINHANDO.OS PROFESSORES DEVERIAM APROVEITAR MAIS ESTA TECNOLOGIA OFERECIDA E INCENTIVAR OS ALUNOS A USA-LAS PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTOS.

      Excluir
  9. O tempo passou e com isso grande transformações aconteceram ,uma delas foi o grande avanço da tecnologia.A nova geração esta vivenciando isso cada vez mais devido ao mundo capitalista.Todos já tem acesso a varios tipos de tecnologia devido a facilidade do acesso e do ser humano adquiri-los.
    A escola tenta se adequar para caminhar junto com o aluno sobre essas modificações mas ainda falta investimento para essa area melhorar.Cabendo ao professor ampliar seu conhecimento e sabendo orientar seu aluno a usar essas tecnologias adequadamente.

    ResponderExcluir
  10. A introdução de novas tecnologias nas escolas é essencial.Vive-se em uma era que o uso da tecnologia é inevitavel.Pode-se aliar sim a tecnologia com a aprendizagem.Cabe ao professor e ao aluno junto com a escola se especializar-se e se adequar a novas tecnologias.
    Não se pode descartar os varios problemas vivenciados nas escolas como a falta de espaço físico , a falta de equipamentos para quantidades de alunos e principalmente muitas vezes falta de capacitação de profissionais desta area.Mesmo com todos esse problemas algumas tecnologias estão ao alcance de todos os nossos alunos.Então o professor deve buscar sempre ampliar seu conhecimento para assim poder orientar adequadamente seu aluno sobre o uso.

    ResponderExcluir
  11. penso que a implantação de novas tecnologias em nossa realidade escolar está sendo lenta, deficitária e em muitos casos precária. Máquinas quebradas, velhas, com pouco desempenho, internet lenta, tudo isso prejudica a evolução do professor de informática na busca de ensinar os alunos, porém, a capacitação destes profissionais e também dos outros que fazem parte do conjunto escolar, também está sendo deixada de lado, por parte dos orgãos competentes e até pelos próprios profissionais que não aproveitam as poucas oportunidades. Com tudo isso quem perde são os fatores ensino e aprendizagem, já que pouca capacitação de quem leciona acaba deixando lacunas naqueles que estão aprendendo. e quando digo capacitação, não digo só na parte teórica da informática, falo na parte didática e pedagógica que deveriam ser mais exploradas, afinal do que adianta entender do assunto se não se sabe repassar isso para as crianças e adolescentes?

    O conjunto de bons equipamentos, boa capacitação e boa didática é que beneficiará o aprendizado da informática pelos nossos alunos de hoje e do futuro.

    ResponderExcluir
  12. Acho que as escolas públicas ainda estão distantes do ideal em relação as novas tecnologias e que os profissionais da da educação devem buscar uma maior qualificação nessa área. Também penso que o uso das tecnologias acaba incentivando o aluno a aprender, torna as aulas mais interessantes e facilita os processos de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que os professores estão buscando uma qualificação profissional com relação as novas tecnologias porém ainda não temos muito acesso nas escolas, principalmente de educação infantil. E então os alunos ficam prejudicados, pois o quanto antes estarem em contato com o mundo tecnologico, mais cedo terão a oportunidade de se socializar e interagir com elas.

    ResponderExcluir
  14. Procuramos sempre estar buscando conhecimento e aperfeiçoamento profissional dentre as novas tecnologias. Porém o acesso nas escolas ainda não é por completo, como também ainda temos alunos que só tem contato com esse mundo nas escolas, mas percebemos que o avanço tecnológico vem crescendo cada vez mais. Nossos alunos ja estão se atualizando cada vez mais, isso faz com que eles tenham mais oportunidades de interagirem e se socializarem melhor.

    ResponderExcluir
  15. QUANDO SE TRATA DE CONHECIMENTO, TUDO ACONTECE DE FORMA MUITO RÁPIDA. E AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO AÍ, E SÃO NECES-
    SÁRIAS EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE. ACREDITO QUE A ES-
    COLA ESTÁ CAMINHANDO PRA TENTAR DAR CONTA DE TANTA INFORMA
    ÇÃO. POR ISSO ENFRENTA DIFICULDADES PARA SE ORGANIZAR.
    OS PROFESSORES,JÁ COMEÇAM A SE PREOCUPAR COM SUA FORMAÇÃO E
    ESTÃO BUSCANDO ATUALIZAÇÃO.COM ISSO,O PROCESSO ENSINO APREN-
    DIZAGEM SÓ TENDE A MELHORAR,POIS COM PROFESSORES ATUALIZADOS,
    O ALUNO SERÁ TAMBÉM MELHOR PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  16. A maioria das escolas vem lidando aos poucos com tanta tecnologia, pois ainda ha um pouco de dificuldade para se encontrar profissionais e equipamentos suficiente nas escolas.
    Acredito que professores, gestores e alunos tem muito o que aprender com tanta tecnologia e todos estão a cada dia buscando aprender mais sobre tanta tecnologia, pois ela pode nos ser muito útil se soubermos como utilizá-la.
    O ensino e aprendizagem pode se tornar muito mais fácil e interessante se soubermos como utilizar, pois sera uma forma mais fácil de chamar a atenção dos alunos para as aulas e uma forma de mais comunicação entre alunos e professores.

    ResponderExcluir
  17. Procuramos sempre estar buscando conhecimento e aperfeiçoamento profissional dentre as novas tecnologias. Porém o acesso nas escolas ainda não é por completo. Penso que a implantação de novas tecnologias em nossa realidade escolar está sendo lenta, deficitária e em muitos casos precária. Máquinas quebradas, velhas, com pouco desempenho, internet lenta, tudo isso prejudica a evolução do professor de informática na busca de ensinar os alunos, porém, a capacitação destes profissionais e também dos outros que fazem parte do conjunto escolar, também está sendo deixada de lado, por parte dos orgãos competentes e até pelos próprios profissionais que não aproveitam as poucas oportunidades.

    ResponderExcluir
  18. na escola ainda ha dificuldades em relação á tecnologia.Muitas delas não tem internet, computadores e profissionais especializados no ramo.
    Como vem sendo a aprendizagem dos professores,gestores e alunos.
    Através de curso e ate mesmo no dia a dia por meio do uso da internet para lazer.
    E com isso os professores devem buscar sempre ampliar seus conhecimentos assim podendo orientar melhor seus alunos.

    ResponderExcluir
  19. Como já sabemos muitas escolas vem fazendo uso da tecnologia,agora é hora de todos aproveita e se informar , atualizar e aprender a usá-la .pois nossos alunos estão cada vez mais espertos e muitas vezes mais informado do que nos agora cabe a nos saber como essa ferramenta poderá ajudar e a tornar nossas aulas mais interessante Candida Maria Ramos

    ResponderExcluir
  20. E preciso pensar na educaçao tcnologica, porque no mundo em que vivemos nos deparamos com a evolução cada vez mais rapido com atecnologia na sociedade; mas esse avanço esta mudando o nosso jeito de ser e é preciso pensar pois os alunos estão cada vez mais ineressados pela tecnologia.

    ResponderExcluir
  21. A utilização de tecnologias educacionais no contexto escolar está inserida em uma realidade econômica,onde se manifesta um processo de restruturação capitalista a nível mundial(Bruno 1999).Portanto as novas tecnologias estão sendo apresentadas ao trabalhador docente de uma forma veloz.
    As tecnologias educacionais tem como principal propósito tornar concreto o ensino aprendizagem adotadas pelo educador,com a consequente alteração no processo de trabalho,no sentido de melhoria das condições de trabalho,pois é um forte potencial interativo.Estimula a troca de idéias e experiências,além de favorecer a percepção do professor sobre dificuldades e avanços dos alunos em relação aos conteúdos ensinados.
    Devido à estreita vinculação entre formação do trabalhador em geral e trabalho docente,considera-se desuma importância analisar as implicações destas tecnologias no processo de trabalho docente.As vinculações não reduzem a escola à sua função formadora para o trabalho,mas inserem o trabalho como princípio educativo e a sua centralidade em relações sociais contemporânea.
    Um problema merecedor de consideração são os das novas tecnologias educacionais que passam exigir do profissional docente tanto professores,gestores e outros,novas posturas frente ao conhecimento e ao processo cognitivo de aprendizagem de seus alunos.Objetivo é uma compreensão mais ampla e subjetiva da realidade,utilizando novas tecnologias educacional,adotando uma abordagem metodológica de cunho qualitativo.
    O processo de ensino e aprendizagem constituem em um potêncial interativo,mesmo em situações de frágil acesso a internet.Permite trocas entre alunos e professores que parecem suprir de forma mais satisfatória,a carência dos alunos por espaços e práticas que remetem às tradições da sala de aula presencial.
    Os alunos poderão contar com horários marcados que certamente terão acesso ao professor,mediado pela tecnologia digital,quando estes podem trocar idéias e receber imediata resposta dos colegas e educador.Também permite ao educador obter imediata percepção sobre dificuldades com os conteúdos trabalhados.Isso tem impactos positivos na aprendizagem e na relação com os alunos.

    Amanda Gandra

    ResponderExcluir
  22. A tecnologia ajuda a organizar conteúdos para aplica-los de forma prazerosa e obter um resultado de aprendizagem significativa, para um conhecimento amplo e claro.
    Sendo que a tecnologia faz com que as pessoas interagem umas com as outras e adquirem novas descobertas.
    Além de favorecer o entusiasmo do educador, para elaboração de aulas diversificadas.
    E também a tecnologia esta se modernizando a cada dia, pois a escola que é um espelho ao nossos alunos não pode ficar para trás com esta globalização.

    FERNANDA MARIA AIROZO

    ResponderExcluir
  23. Com a introdução das tecnologias na escola, tudo ficou mais fácil tanto para alunos como para professores, pois o trabalho se torna mais agradável, a aprendizagem acontece de maneira lúdica por parte do aluno e isso faz com que seu interesse seja maior.

    ResponderExcluir
  24. São inúmeras as dificuldades que as escolas públicas enfrentam para a implantação de novas tecnologias no seu contexto educacional; estas vão desde carência de espaços adequados para o trabalho como também suportes virtuais.
    Exemplos vividos por varios profissionais: superlotação da classes, precarias instalações e o despreparo e desmotivação de profissionais em sala e na utilização dos recursos didáticos dos mais antigos aos mais modernos.
    Quando trata-se de profissionais comprometidos o contexto é totalmente diferenciado, o resultado é compensador no âmbito educacional, pois o a tecnologia revolucionou o mundo de hoje.

    ResponderExcluir
  25. A tecnologia está chegando em todos os lugares,mas ainda precisamos saber utilizá-las. Crianças estão tendo oportunidades de games, computadores para jogos, mas não querem saber de usar a tecnologia para aprender.É ai então que precisamos fazer cursos e aperfeiçoamentos para que estas crianças e jovens aprendam a ligar e fazer bom uso desta tecnologia.

    ResponderExcluir