Atividade 01

1ª Semana EAD

   Essa primeira semana será focada em leituras, reflexões e diálogos.
   O cursista deve refletir sobre a identidade do professor e sobre a aprendizagem no guia do cursista (pág. 39 a 40).

- Postar no blog fórum “Quem sou como professor e aprendiz?” (pág. 40).

53 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Atividade 1
    Ser professor hoje em dia, exige muito mais do que certamente há alguns anos atrás exigia. Os alunos já chegam à escola com uma enorme bagagem que é transmitida pela família, sociedade e principalmente pelos meios de comunicação social.
    Não da para partir da ideia que o professor é o único detentor do saber, desconsiderando o conhecimento dos alunos, é preciso dar aula, buscando se aliar as novas tecnologias e se apoiar a todos os materiais disponíveis, estando assim sempre em busca do conhecimento também.
    Isabela Jeremias da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua reflexão, Profª Isa! O tempo em que ser professor significava ser detentor de todo o saber já passou há muito... Nosso desafio é saber aproveitar a bagagem de conhecimento que nossos alunos já trazem e enriquecer para ambos os lados, tudo isso!!

      Excluir
  3. O professor nos dias de hoje, precisa ser bem mais do que um mediador, precisa vivenciar com seu aluno questões atuais deixando-o buscar o caminho para chegar ao conhecimento. As novas tecnologias proporciona ao professor diversificar suas estratégias de ensino-aprendizagem e garantir um excelente aprendizado a qualquer tipo de tema abordado,porém é necessário utilizar o conhecimento prévio de seus alunos, pois estes quando chegam a escola já trazem um pré-conceito de mundo, a partir daí só abrem mais possibilidades para seu conhecimento intelectual.
    Daniela da Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom caminho é a aproximação entre os mundos de professor e aprendiz. Se o educando chega a dominar mais a tecnologia que o mestre, ainda assim o conhecimento geral é maior para aquele que tem em suas mãos o cabedal de sabedoria dada pela vivência maior no domínio das técnicas educacionais.

      Excluir
  4. Acredito que ser professor hoje é um desafio,porque necessito de me aperfeiçoar a cada dia e a cada momento.Como aprendiz procuro sempre entender o que devo fazer para melhorar os meus conhecimentos.
    Sou capaz de inovar os meus conhecimentos,procuro dá o melhor de mim,procuro fazer um papel quer não traga inimizade entre colega e professor.
    Estou buscando no meu trabalho algo que vem trazer para os meus alunos novidade onde possamos descobrir as suas dificuldades,estou buscando uma forma que os alunos aprendam.

    ResponderExcluir
  5. Penso que hoje as crianças estão muito avançadas no quesito tecnológico. Elas já vem para a escola com uma bagagem muitas vezes além do que o professor sabe. Mesmo alunos com menos poder aquisitivo tem acesso a tecnologia,seja no celular, DVD, aparelho de som, TV e etc.

    ResponderExcluir
  6. Nos dias atuais, ser professor não cabe apenas, conhecer conteúdos, já alguns anos, ser professor, vem exigindo cada vez mais. Alunos já entram no Pré Escolar, falando de facebook, orkut , celulares, DVDs, e outros. Assim sendo o professor precisa estar em constante aprendizagem, nas novas tecnologias que a sociedade vem apresentando. Pois é através desta aprendizagem mútua que ocorrerá uma nova educação.
    Neide Nara Guerreiro Cordeiro

    ResponderExcluir
  7. Nos dias de hoje não está sendo fácil ser professor, pois temos que está nos preparando para sabermos lidar com as tecnologias. Pois hoje as crianças se bobearem sabem lidar com as tecnologias muito mais do que vários professores.A cada dia as tecnologias estão se avançando se não nos preparamos para esse mundo não iremos conquistarmos o nossos objetivos.Por isso o professor deverá está sempre se aperfeiçoando.
    Marcia Silvino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, em termos das redes sociais as crianças dão um banho em nós...

      Excluir
  8. Ser professor é estar constantemente atualizando-se, aprender e apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber buscá-la nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimentos.

    MARILSE GUERREIRO DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  9. Ser professor nos dias de hoje se tornou uma tarefa muito difícil.
    Cabe a nós professores nos dias de hoje estar engajado no processo, consciente não só das reais capacidades da tecnologia, mas também do potencial e de nossas limitações para que possa selecionar qual a melhor utilização de um determinado conteúdo; contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem, por meio de uma renovação tecnológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale lembrar que esta renovação tecnológica é dinâmica demais para simplesmente sentarmos e vermos 'a banda passar'. Precisamos buscar sempre a atualização, pois a tecnologia pode ser uma aliada na educação se não deixarmos que ela nos atropele.

      Excluir
  10. O desafio de ser professor nos dias atuais é estar em constante aprendizado. A sociedade o mercado de trabalho vem buscando cada dia mais profissionais capacitados e aplicados.
    Existe ainda a dificuldade de acesso aos cursos, para isso a formação diferenciada para os professores trocarem experiência tem sido bastante rica. A parceria pode ajudar os profissionais a sanar e identificar o melhor caminho para que seu aluno aprenda.
    Carla Amaral Martins de Campos.

    ResponderExcluir
  11. Os paradoxos são marcantes quanto pensamos no presente e no passado no que tange à prática docente. A própria formação que existia nos tempos de nossos avós, ou antes deles, referia-se à estar o professor preparado para enfrentar uma situação de preparação de educandos para a vida, segundo um padrão de disciplina muito rígida. Era o período da autoridade máxima do educador. Muito bem levantada a questão pelo Prof. Antonio Nóvoa em http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_entrevista=59, é que os tempos mudaram e esta mudança não é pequena. Os anseios da sociedade e da escola tem seu reflexo na prática educacional dirigida pelos mestres. Já não há força de autoridade disponível a eles, na mesma proporção em que não há coerência entre o que se pede na Educação o que se disponibiliza. Assim sendo, saber somente não é o suficiente, pois a sabedoria em ampliar este saber e buscar meios de aplica-lo, impõe a necessidade de constantes aperfeiçoamentos através das mais variadas formações, e isto de forma constante. Quanto a imperativos para boa prática docente, surge a necessidade de se fazer reflexão ao mesmo tempo em que se procedam pesquisas profundas nas realidades e contextos de cada comunidade escolar a fim de tornar a Educação não somente um processo didático-pedagógico, mas, e principalmente, um meio de formação e transformação daqueles que são os agentes do ensino, a saber: tanto professores como alunos, escolas como organismos educacionais, família como sociedade. Somente a partir destas constatações pode-se produzir o desenvolvimento e a evolução que a Educação Brasileira tanto necessita. O resultado de toda esta visão é que um professor nos tempos presentes somente alcançará êxito se for também um eterno aprendiz, pois quem tem consciência de que pouco sabe, aprenderá a buscar cada vez mais para aumentar sua possibilidade de compartilhar saberes com os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Samuel: sua reflexão a respeito do questionamento de quem sou como professor e aprendiz, vem de encontro ao que acredito e vejo em sua prática. Tudo bem que na questão tecnológica você se destaca, não só pelo que sabe e ensina, ajuda, mas principalmente, pelo que está sempre buscando e aprendendo. Quanto ao mais, foi muito bom ler seu comentário!

      Excluir
  12. O educador do futuro precisa conhecer seu aluno, como ele pensa e age diante de desafios, a realidade onde vive e, conhecer a si próprio, suas limitações e habilidades, estimulando a aprendizagem ao longo da vida, resgatando as potencialidades que ele e seus alunos têm para aprender, num ambiente colaborativo, podendo colocar em prática esses potenciais de modo consciente.

    ResponderExcluir
  13. Ao ler o texto que traz a entrevista de Antônio Nóvoa, professor universitário em outro país, viajado e conhecedor de muitas realidades educacionais, chamou minha atenção o fato de que ele constatou que a realidade educacional, seus questionamentos e necessidades não diferem muito. Sua fala traz reflexões a respeito do professor, sua formação, o contexto da sociedade sendo refletido na escola, a necessidade de valorização do profissional da educação e outras questões pertinentes.
    Diante do quadro exposto, pensar quem sou eu como professor e aprendiz, cheguei às seguintes conclusões:
    Como professora, sou alguém que enfrenta o desafio de lidar com diversos saberes, com a tecnologia que está posta e em constante evolução, com a complexidade da sociedade, recheada de toda a diversidade dos grupos sociais;
    Como aprendiz, vivo o desafio de através da experiência e da reflexão sobre esta experiência acumulada através da prática, estar em permanente situação de construção de novos saberes. A formação continuada vem favorecer este processo.

    ResponderExcluir
  14. Destaca-se que professor e aprendiz não passam de duas faces de uma mesma relação. Ela é tão dinâmica que não podemos definir quem realmente está em qual posição, salvo se delimitarmos as funções educacionais no processo didático-pedagógico. Ainda assim continua havendo interação e integração entre as partes. O que a tecnologia precisa fazer é aproximar e não gerar abismo maior do que se tem apresentado na atualidade.

    ResponderExcluir
  15. É verdade... Hoje consigo enfrentar a questão da tecnologia sem medo e faço dos recursos tecnológicos que tenho à mão meus aliados em sala de aula. Minha mochila está a cada dia mais pesada e com mais cabos, pen drives, caixa de som, carregador, etc, etc... Consegui trnaspor o abismo!! Tudo bem que sempre surgem outros... kkk

    ResponderExcluir
  16. Ser professor hoje é um desafio, pois estamos em constante aprendizado, precisamos assim, melhorar nossas ferramentas de trabalho e inovar a prática pedagógica.
    Com a globalização nós educadores precisamos mudar nosso perfil, devemos procurar desenvolver metodologias que despertem o interesse do aluno em busca do novo. Numa sociedade em mudança acelerada, além da competência intelectual, é importante uma integração progressiva.

    Sídia Nunciação, Shantala Galvarros, Ana Carolina Mello, Claudianes Antão

    ResponderExcluir
  17. É um desafio muito grande como professora acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos diante das tecnologias. Diante de tantas mudanças, como professora, procuro estar sempre disposta a aprender para dar conta de acompanhar as tantas informações que os alunos trazem para sala de aula, procuro estar sempre me aperfeiçoando e buscando informações para que eu possa apresentar soluções para as situações que surgem no dia a dia, pois diante de tantos conhecimentos o professor precisa estar constantemente se atualizando.
    Adriana Maria Pereira

    ResponderExcluir
  18. Ser professo hoje exige muito mais do que uns anos atras.Antigamente os métodos de ensino eram outros e totalmente diferente.
    Ser professor hoje exige compreender cada problema de seu aluno e suas diversidade.Saber sempre aproveitar o ensino que o aluno já traz consigo.Sempre se atualizando cada vez mais e mais. Buscando se aliar as novas tecnologias fazendo assim aulas mais prazerosas e dinâmicas para seus alunos.
    Ser professor não é mais como um mestre cheios de ordem mais sim um profissional que aplica seus métodos de forma diferente acompanhando a evolução dos seus alunos e compreendendo cada um deles.Fazendo que eles tenham vontade de aprender e conhecer mais e mais.Com novas formas de ensino que o professor pode fazer em sala de aula estimula a criatividade de seu aluno e podendo sim formar alunos críticos.

    ResponderExcluir
  19. Quem sou como professor e aprendiz ?

    A condição de estar ensinando e aprendendo possibilita ao educador estar sempre buscando melhorias na sua capacidade de ensino; pois sabemos que a educação faz a diferença, diante desta indagação vejo que é tão complexo falar quem sou como professora, isso se deve ao fato de que tenho consciência de meu papel diante da sociedade em que passa por minha “mão”. Claro que ao desenvolver meu papel como mediadora do conhecimento, observo que deixo falhas, mas tento sempre melhorar.
    Na minha vida enquanto aprendiz busco um entrosamento maior com as tecnologias existentes na escola, sempre procurando aprender e ensinar, pois acredito que a troca de conhecimento é importante em nossa prática pedagógica. Não podemos ficar de braços cruzados vendo as coisas acontecerem sabemos que tudo é um desafio e os desafios estão ai para serem superados.
    Concluo concordando com a seguinte frase que li:
    Sonho com uma escola onde: O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse.


    Nilceia Zanela Paz

    ResponderExcluir
  20. Quem sou como professor e aprendiz ?

    A condição de estar ensinando e aprendendo possibilita ao educador estar sempre buscando melhorias na sua capacidade de ensino; pois sabemos que a educação faz a diferença, diante desta indagação vejo que é tão complexo falar quem sou como professora, isso se deve ao fato de que tenho consciência de meu papel diante da sociedade em que passa por minha “mão”. Claro que ao desenvolver meu papel como mediadora do conhecimento, observo que deixo falhas, mas tento sempre melhorar.
    Na minha vida enquanto aprendiz busco um entrosamento maior com as tecnologias existentes na escola, sempre procurando aprender e ensinar, pois acredito que a troca de conhecimento é importante em nossa prática pedagógica. Não podemos ficar de braços cruzados vendo as coisas acontecerem sabemos que tudo é um desafio e os desafios estão ai para serem superados.
    Concluo concordando com a seguinte frase que li:
    Sonho com uma escola onde: O silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse.


    Nilceia Zanela Paz

    ResponderExcluir
  21. Ser professor nos dias atuais requer muito mais que o dominio de alguns conteudos, hoje para ser um bom professor o sujeito tem que estar disposto a aprender, pois as novas tecnologias estão ai e o mercado de trabalho se torna a cada dia mais competitivo.
    Um bom professor deve ser curioso ter vontade de aprender, deve estar disposto a pesquisar e compartilhar com seus alunos suas descobertas.
    Um bom educador deve conhecer o contexto social de seus alunos e partir deste contexto na sua tentativa de ensinar...

    Selma Cristina da Cunha Pereira Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Primeiramente temos que ter vontade de aprender e na sequência buscar as novas tecnologias que estão cada vez mais presentes em nosso espaço escolar.

      Excluir
  22. Durante um longo período a imagem do professor era de detentor da verdade absoluta; pessoa de grande prestígio e reconhecimento na sociedade, mesmo que não apresentasse na íntegra tão grandioso conhecimento quanto dispensava a função. Ser professor na atualidade requer um aprendizado constante, uma capacidade significativa de ser flexível diante de realidades, situações e vivências cada vez mais diversificadas que encontramos. É preciso admitir, que principalmente no mundo virtual, na maioria das vezes o conhecimento do aprendiz é mais amplo que o do próprio mestre, pois são estimulados precocemente para as descobertas e dispõem de tempo suficiente para buscar novos conhecimentos, enquanto que o professor costuma utilizar o pouco tempo que dispõe para planejar seus conteúdos curriculares. Como professor aprendiz, estou sempre disposta a adaptar as necessidades e exigências que a função requer, mesmo ciente de que às vezes o novo vem acompanhado de incertezas, mas, procuro oportunizar a predisposição para a formação contínua do individuo através de metodologias de ensino aprendizagem diversificadas e meios tecnológicos adequados. Acredito muito na capacidade produtiva do trabalho em grupo, do compartilhar experiências e aprender e no aprender sempre.
    Adriana da Cunha Pereira

    ResponderExcluir
  23. Quem sou eu como professor e aprendiz?
    O professor percebe como aprendiz e torna atento ao que acontece ao seu redor, sensível as informações do ambiente das pessoas. Preciso colocar junto com o aluno, oferecendo novas informações, adquirindo uma grande capacidade de senti-lo, de adaptar-se a linguagem, de sintonizar suas inspirações. Sendo que estão aprendendo juntos, fazendo uma ponte entre informações, conhecendo a sabedoria, a teoria e a prática, o conhecimento adquirido e o novo, ou seja, compartilhando novas experiências.
    Pois isto amplia a relação entre todos, tornando uma aprendizagem coletiva, evoluindo o saber.
    Fatiana de Fatima Lopez.

    ResponderExcluir
  24. Quem sou como professor e aprendiz?

    Sendo que os professores precisam estar também aptos a aprendizagem e sempre motivados a buscarem novos métodos de ensino, ou seja, sempre atentos as novidades do mundo, e isso, só é possível se os próprios educadores forem aprendiz. Neste momento de informações, professores e alunos interagem usando a responsabilidade, a confiança, compartilhando experiências, e constroem novos conhecimentos, sendo que o aprendiz se torna o autor da sua aprendizagem.
    Maria de Fatima P.C. Abreu

    ResponderExcluir
  25. Quem sou como professor e aprendiz?
    Para ser um bom professor nos dias de hoje,e necessário estar sempre em busca de algo novo,e estar sempre bem informado.pois nossos alunos estão na era da mundo digital,sempre a frente, e para acompanha-los teremos que ser professores pesquisadores.
    sendo assim seremos eternos aprendizes.

    ResponderExcluir
  26. Como profissional da educação busco informações, cursos e palestras sobre as novas tecnologias, para poder trabalhar em sala de aula. As tecnologias estão cada dia mais presente no espaço escolar, e os professores para acompanhar estas tecnologias devem se atualizar, estar aberto a mudanças e ter habilidade para trabalhar com estas ferramentas.

    ResponderExcluir
  27. Atividade 1: Quem sou eu como professor e aprendiz?
    Pude perceber com essas atividades, que a escola não consegue mais ser como no passado, onde o professor era o dono do saber e os alunos os aprendizes e que eu como professora busco me aperfeiçoar e entender os saberes dos meus alunos.
    Muitos dos meus alunos têm acesso a tecnologia o que é um ponto onde muitas vezes eles ganham de nos, que não nascemos na era tecnológica e que levamos muito mais tempo para aprender a usar as fontes de pesquisas, as redes sociais, os blogs e outros utilitários.
    Tento trazer as tecnologias para dentro da sala de aula e fazer com as aulas sejam mais atrativas e curiosas, levando em conta o que os alunos sabem pois seus saberes (tanto popular, quanto tecnológico) pode ser o impulso que falta para retorne o interesse dos alunos pelas aulas.

    Tatiana Moraes Costa

    ResponderExcluir
  28. Ser professor nos dias de hoje tem que estar preparado buscando sempre conhecer este mundo de aprendiz. Procurando sempre estar atualizado conforme a necessidade local usando as tecnologias que são oferecidas. Encontrando sempre um meio de fácil acesso até os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  29. Somos eternos aprendizes,tanto aprendemos ensinando como aprende a aprender.pois não somos detentores do saber.Principalmente agora em que a tecnologia tomou conta de nossas escolas,continuamente aprendemos e muitas vezes nossos alunos passam a nossa frente,pois nos preocupamos muito em passar conteúdos que a educação exige que seja dado,mas também não nos damos conta que todo esse conteúdo também podemos trabalhar com o recurso, informática.Como somos aprendizes é preciso que incluamosa informática no nosso aprendizado,nos aperfeiçoando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  30. O avanço da Tecnologia chegou de tal forma que nos profissionais da Educação devemos estar atentos as novas Tecnologias e nunca esquecendo do espaço em que as crianças estam inseridas, tornar um ambiente cada dia mais desafiador e interessante, tanto para quem aprende como para quem ensina.

    ResponderExcluir
  31. QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
    Sou um profissional do ensino e como mediador da aprendizagem, procuro estar sempre aprendendo,buscando novos saberes,saber o que pretendo ensinar.profissionalmente me reciclando e aberto à atualização.Procuro me colocar diante do aluno como aprendiz e não somente como o dono do saber.Isso porque nossos alunos já trazem com eles uma bagagem de conhecimentos e quando eu penso no aluno e me vejo como aluno também, estou aprendendo junto.Acredito que o nosso maior desafio seja o de ensinar o aluno à pensar.
    Braz Henrique Fermino

    ResponderExcluir
  32. Os dias de hoje vem exigindo do professor um conhecimento maior do que no passado, hoje não há mais idade para tecnologia, a maioria das crianças já vivem em um mundo muito globalizado e assim cabe ao professor estar a cada dia buscando mais conhecimento sobre todas essas novidades que o mundo nos traz, assim tera tambem um relacionamento melhor com os alunos e pode mostra-los que toda essa tecnologia pode ser muito util para nossso dia-a-dia basta apenas saber como utiliza-la.

    ResponderExcluir
  33. Vivemos um novo panorama social, uma mudança de cultura que nos leva a ter novos pensamentos, e com isso uma nova maneira de construir o conhecimento. Atualmente a escola não é mais a transmissora de todo o conhecimento, o professor é um incentivador e orientador na busca de informações que devem servir como base para a construção do conhecimento. Ser um professor aprendiz é despertar a curiosidade dos alunos para a busca de informações não apenas no ambiente escolar. Hoje em dia, os professores aprendem ao mesmo tempo em que os alunos, temos aí uma grande tarefa, propor uma nova visão na forma de ensinar e aprender pois aprendemos e ensinamos ao longo da vida e não apenas no ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  34. *NILZE SUMARIVA SILVA

    Ser professor vai além de repassar conhecimentos, é gostar de repetir as coisas,várias e várias vezes.
    É usar suas experiencias, tanto as boas quanto as ruins, e repassa-las na formaçao do outro.É saber encontrar em cada aluno algo que o faça especial e único. Eu como professora acredito que esta profissão é entre todas a que mais pode contribuir para um mundo melhor, pois temos a possibilidade de ajudar formar cidadãos íntegros e capazes de discernir entre o bem e o mal.Ainda somos, para muitos, um ponto de referência, aquele que é admirado e digno de ser imitado.

    ResponderExcluir
  35. Para ser professor é preciso estar sempre a procura de novos conhecimentos,pois a transmissão do conhecimento requer muita clareza e determinação e a constante busca pela atualização.
    Como professores temos a obrigação de buscar sempre o melhor para o desenvolvimento de nossos alunos.
    *Leonete Wiggers Ricken.

    ResponderExcluir
  36. Franinha
    ser professora nos dias atuais é estar em constante aprendizado, buscando sempre atividades inovadoras e com os recursos tecnologicos ampliando assim o conhecimento.Como aprendiz, ouvir e nos atualizar para podermos acompanhar os nossos alunos.

    Franciane R.S.Diniz

    ResponderExcluir
  37. A tarefa do educador é promissora, árdua e desafiante. A ele cabe a função insubstituível de desenvolver o indivíduo como pessoa, cidadão e profissional competente. Formar, adaptar, transformar, construir e evoluir são alguns dos verbos que definem o papel de atuação multiplicadora na vida das pessoas e da sociedade. Por qualquer um deles, no entanto, será sempre possível identificar e avaliar a contribuição de educadores na realização dos indivíduos e no progresso do seu tempo.

    ResponderExcluir
  38. Diante desta indagação, vejo que não é tão complexo falar quem sou como professora, isso se deve ao fato de que tenho consciência de meu papel diante da sociedade, em que passa por minha “mão” e a de muitos outros professores a responsabilidade de formar aqueles que hoje são nossos alunos em cidadãos críticos para o mundo. Claro que ao desenvolver meu papel como mediador do conhecimento, observo que deixo falhas em alguns momentos, mais tento sempre buscar melhorar e sanar essas falhas.

    ResponderExcluir
  39. Sempre busco interagir com colegas de profissão, onde possamos trocar informações, experiências, enriquecendo nossas aulas. Às vezes observo que minha metodologia não contribuiu para o aprendizado do aluno, e busco sempre adequá-la para tornar essa aprendizagem mais significativa e satisfatória para meu aluno.

    ResponderExcluir
  40. Ser professor é de certa forma influenciar na vida de cada aluno, da sociedade. O bom professor então é aquele que se apresenta qualificado, competente, com ideais de boas mudanças para a vida daqueles que “passam” por sua sala de aula.

    Segundo Guarnieri (2000, p.5) “é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor, ou seja, o aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo constituído o processo de aprender a ensinar”

    Referência:
    GUARNIERI, Maria Regina (org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas, Autores Associados, 2000.

    ResponderExcluir
  41. Ser professor hoje é ter domínio do conteúdo na sua área sabendo ensinar, criar situações que favoreçam o aluno a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo, e ser transmissor de conhecimento e ao mesmo tempo aprender com os alunos.Porem precisa estar atualizando-se continuamente para que possa resolver as diversidades e situações complexas da sociedades,perante as novas tecnologias e necessidades dos alunos em questão.

    ResponderExcluir
  42. O mundo evoluiu, já não somos o principal “portador do conhecimento” como antigamente a profissão era considerada, mas ainda somos muito importantes sim nesse processo de construção do saber. Por mais que estejamos rodeados de informações e acesso as mais variadas tecnologias. É na escola, através do professor que ocorre a magia do “saber”. Tudo isso somado a bagagem cultural do educando, mais as informações que se adquire do meio externo, ou seja, do ambiente escolar;
    Somos também eternos aprendizes, pois enquanto transmitimos conhecimento a 35 alunos; também adquirimos conhecimento com eles. Na atualidade somos desafiados a pesquisar, buscar... pois se não nos atualizarmos, podemos correr um grande risco, porque nossos alunos têm muito acesso as mais variadas informações. Portanto é preciso estar em constante reciclagem seja na área em que atuamos ou na informática...

    ResponderExcluir
  43. Engana-se quem pensa que o ensino termina na formatura da faculdade. Hoje, para ser um bom professor é necessário correr atrás de novas idéias e novos aprendizados. No Brasil fala-se muito em inclusão social e inclusão digital e estas formas de inclusão estão dentro da escola, pessoas diferentes convivendo de forma igual compartilhando de várias tecnologias e o professor deve estar preparado para ensinar e aprender ao mesmo tempo, pois ele precisa abrir a mente e ver que o ensino não é mais somente quadro negro e giz.

    ResponderExcluir
  44. Ser professor nos dias de hoje se tornou uma tarefa muito difícil.
    Cabe a nós professores nos dias de hoje estar engajado no processo, consciente não só das reais capacidades da tecnologia, mas também do potencial e de nossas limitações para que possa selecionar qual a melhor utilização de um determinado conteúdo; contribuindo para a melhoria do ensino-aprendizagem, por meio de uma renovação tecnológica.
    Jonathan Braescher de Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser um bom professor devo ser flexível,saber que não sou dono do saber,pois aprendo sim também com meu aluno.Um bom professor deverá estar sempre inovando e indo em busca de novidades,visto que nossas escolas estão informatizadas e nossas crianças em suas casas possui computadores na qual vem com uma base das novas tecnologia.

      Excluir
  45. Sou uma professora que busco preparar os alunos para as novas tecnologias, desenvolvendo uma aula interativa. Busco aperfeiçoar os meus conhecimentos pela Internet, levo para a sala de aula atividades diversificadas nas disciplinas trabalhadas.
    Terzinha Rocha Cavalheiro.

    ResponderExcluir
  46. A identidade do professor se faz ao longo dos anos e da experiência, ai é que está a chave dessa questão, o professor como mediador do conhecimento tem um papel importantíssimo na sociedade o de formação cidadãos e a cada ano que passa o professor vai se aprimorando e se atualizando para atender a exigência dessa clientela cada vez mais informatizada e antenada.

    ResponderExcluir